Desenvolvimento de fornecedores
A ITAIPU investe em um relacionamento transparente e direto com seus fornecedores e com este objetivo foi criado o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores.
O Programa, utilizando como principal ferramenta o Sistema de Avaliação de Fornecedores (SAF), oferece informações técnicas para o aperfeiçoamento dos fornecedores, possibilitando a adoção de práticas de gestão estratégicas e de produção, alinhadas aos princípios institucionais da entidade.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES
Preocupada com o desempenho e desenvolvimento dos seus fornecedores a Itaipu implantou o Sistema de Avaliação de Fornecedores (SAF).
O SAF é é composto por duas etapas.
Na primeira etapa, de Autoavaliação, o fornecedor responde a um questionário referente às práticas da empresa, certificações, perfil, estrutura, etc. A autoavaliação é realizada na fase de cadastro ou renovação cadastral junto a Itaipu.
Na segunda etapa do SAF, o fornecedor é avaliado quando contratado e cumprido algum evento do contrato. A avaliação é realizada pelo gestor do contrato a cada evento de pagamento e o questionário é baseado na qualidade, conformidade, documentação e prazo do fornecimento.
A nota final da avaliação do fornecedor é composta pelas notas da Autoavaliação e da Avaliação de Desempenho, quando houver.
Baseada nas notas dos fornecedores, a Itaipu planeja ações de desenvolvimento como a promoção de workshops, cursos, palestras, que possam suprir alguma carência identificada, tornando o fornecedor mais preparado para os futuros fornecimentos, não só para a Itaipu como também para outras empresas.