Fornecedores aprendem "filosofia de compras sustentáveis" da Itaipu

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A Itaipu concluiu, nessa quinta-feira (7), no Centro Executivo, em Foz do Iguaçu, a segunda edição do Seminário Itaipu Envolve. O evento começou na quarta-feira (6), no Hotel Deville Business, em Curitiba. Durante os dois dias, representantes de diversas empresas – entre eles, muitos fornecedores da binacional – aprenderam sobre sustentabilidade empresarial, com foco especial nos aspectos social, ambiental e econômico de seus negócios. Mais de 100 pessoas participaram. O seminário foi conduzido por José Augusto Pinto de Abreu, da Sextante Consultoria.

A primeira edição do evento aconteceu nos dias 21 e 22 de março, também nas duas cidades. A capacitação faz parte de uma série de iniciativas do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (Desfor), gerido pela Divisão de Planejamento de Compras (COPC.DF) e Superintendência de Compras (CO.DF) da Itaipu.

O objetivo é ajudar os fornecedores a se tornarem aptos a atender aos critérios de sustentabilidade exigidos pela Itaipu, que pretende ter as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, um dos pilares da visão da empresa para 2020.

Durante o seminário foram apresentados conceitos de sustentabilidade, responsabilidade social e ética nos negócios. O palestrante Carlos Alberto de Lima enfatizou que o mundo não vai parar de crescer e nem as pessoas de consumir, por isso é preciso pensar em sustentabilidade para as próximas gerações.

Segundo a superintendente da CO.DF, Rosimeri Fauth Martins, a Itaipu tem, atualmente, mais de 1.500 empresas cadastradas, que fornecem de canetas a turbinas. Parte importante do processo, de acordo com ela, é saber o que se está comprando e não se ater apenas ao óbvio, ou seja, ao produto. “No caso de um móvel, por exemplo, sabemos o tipo de madeira utilizado, durabilidade, se a empresa emprega mão de obra infantil, se os funcionários são registrados e outros itens essenciais”, lembra.

Rosimeri ressalta que “uma compra sustentável não está associada apenas ao objeto a ser adquirido, mas a todo o seu ‘ciclo de vida’, o que inclui a cadeia de fornecedores”.

Todo este cuidado começou com a implantação, em 2011, do Programa Compras Sustentáveis, que promove eventos reunindo os fornecedores para capacitação em questões como sustentabilidade, responsabilidade social e ética nos negócios. Hoje, Itaipu dispõe de 41 objetos com critérios de sustentabilidade. Até o final deste ano, serão 50.

Consolidado na Itaipu, o programa está repassando aos fornecedores as novas cláusulas nos contratos, para que compreendam a importância delas e se preparem para atender às demandas da Itaipu. “É importante que todos conheçam o Código de Condutas para Fornecedores, um documento que reúne as expectativas de comportamento da Itaipu em relação a seus fornecedores”, afirma Rosimeri.

“Filosofia da Itaipu”

O empresário Carlos Alberto de Lima, da Filtroil, de Campina Grande do Sul, foi um dos participantes do evento, em Curitiba. A empresa dele faz a regeneração de óleo utilizado nas unidades geradoras da Itaipu. São 40 mil litros em cada carreta, que corta o Paraná a cada 15 dias. “Tudo é pensado com foco na sustentabilidade”, diz Lima, lembrando que o óleo é filtrado, suas impurezas são retiradas e, quando volta para as unidades geradoras, está completamente limpo e aditivado.

Para aproveitar o frete, o mesmo caminhão que leva até a usina o óleo limpo traz de volta o usado, para ser processado em Campina Grande do Sul. Todo o processo é analisado por empresas independentes de São Paulo e pelo laboratório montado dentro da Itaipu. “Já entendemos qual é a filosofia da usina e nos adequamos a ela e às noções de sustentabilidade.”

Segundo Vera Naous, da empresa Contabilista, os seminários têm sido de grande proveito. “Os eventos estão abrindo os nossos horizontes. Fazemos o planejamento sempre, mas agora estamos pensando além, incluindo o tema da sustentabilidade nos nossos negócios."

Para João Paulo Corrêa, da Viés Cultural Museologia e Patrimônio, o primeiro seminário deixou uma ponta de inquietação. "Saímos do primeiro evento com o tema sustentabilidade na cabeça, pensando como poderíamos incluí-lo na nossa empresa. Agora, neste momento, estamos contratando uma pessoa da área ambiental para nos auxiliar a criar uma política e desenvolver práticas de sustentabilidade na empresa."