Programa Compras Sustentáveis define novos itens com critérios de sustentabilidade

Compras Sustentáveis

Atenção: o Comitê de Compras Sustentáveis da Itaipu acaba de estabelecer novos itens que passarão a fazer parte do programa. A aquisição de café, leite, cabos elétricos, toalhas industriais e equipamentos telefônicos vai precisar seguir requisitos de sustentabilidade, que estão em elaboração e, em breve, deverão compor o rol de objetos e serviços que fazem parte dessa iniciativa.

Também foram retomados os trabalhos referentes a edificações e infraestrutura, tema complexo que já rendeu cinco reuniões de intensas discussões. 

Outras atividades envolveram o monitoramento de requisitos já estabelecidos. Nesses encontros, o Comitê avalia, em conjunto com as áreas, o que funcionou e o que precisa ser alterado ou melhorado. Alguns requisitos são, por conta disso, reescritos. Recentemente, o comitê monitorou a contratação de transporte rodoviário de pessoas e combustíveis.

Além disso, houve duas reuniões por videoconferência entre Curitiba, Assunção e Hernandárias para a continuidade na integração entre Compras Sustentáveis e Desenvolvimento de Fornecedores (Desfor). 

Também foram realizados três encontros com as equipes de Desenvolvimento de Recursos Humanos (RHDD.AD) e de Seleção e Acompanhamento de RH (RHDA.AD), tendo como tema o Sistema de Gestão de Desempenho. O tema tratado é a proposta de elaboração de ações conjuntas dentro da trilha da aprendizagem dos empregados e, ainda, do programa de aperfeiçoamento gerencial, com o intuito de atender ao plano de implementação previsto na RDE-281/13, de Compras Sustentáveis.

Por último, o Comitê esteve reunido com o Escritório de Compras Públicas de Foz do Iguaçu, uma iniciativa do Sebrae que reúne várias entidades compradoras e que tem o objetivo de aproximar compradores públicos e micro e pequenos empresários. Esta estratégia está alinhada com a IP-21 (em fase final para aprovação), que define os critérios que serão utilizados por Itaipu como margens de preferência para MPE's.